SEÇÕES

Você usa? Esse medicamento popular pode causar demência, diz estudo

Corriqueiramente, essa droga é receitada para o tratamento de refluxo ácido

Uso constante pode aumentar em 33% o risco de desenvolvimento de demência | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa divulgada pela revista científica Neurology, mostrou que o uso prolongado de Inibidores de Bomba de Prótons (IBPs), uma classe de medicamentos comumente atrelada ao tratamento de refluxo ácido, pode aumentar em 33% o risco de desenvolvimento de demência.

Corriqueiramente, essa droga é receitada para o tratamento de desconforto e eventuais danos aos tecidos esofágicos, que ocorre quando os ácidos presentes no estômago regurgitam para o esôfago. Para combater esse problema, os IBPs são amplamente prescritos, pois atuam reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago.

O que faz o medicamento aumentar o risco de demência?

Diversos estudos sobre o tema mostram que, embora sejam eficazes no tratamento do refluxo, esses medicamentos têm sido associados a diversos problemas de saúde. Um desses ensaios, realizado pela equipe de Neurology, observou o impacto desses fármacos no desenvolvimento de demência.

Na análise, os participantes foram divididos em quatro grupos, de acordo com o uso das drogas e o período deste uso. Dentre aqueles que usaram os medicamentos por mais de 4,4 anos (497 pessoas), foi identificado que 58 desenvolveram quadros de demência. Ao todo, a pesquisa envolveu mais de 5.700 pessoas acima de 45 anos sem sinais de demência no início do estudo, e desses, 1.490 utilizavam medicamentos para refluxo ácido.

Qual o risco de demência para quem usa IBPs?

Quando levados em conta fatores como idade, sexo, raça e condições de saúde correlacionadas, o estudo chegou à conclusão que as pessoas que consomem medicamentos para refluxo ácido por mais de 4,4 anos têm um risco 33% maior de desenvolver demência. Em contrapartida, é importante frisar, entretanto, que o estudo não encontrou um risco aumentado de demência para aqueles que tomam os medicamentos por um período inferior a 4,4 anos.

Uso moderado

A descoberta reforça a necessidade de prescrição criteriosa, e uso consciente destes medicamentos, respeitando sempre as orientações médicas e ponderando os riscos e benefícios do uso prolongado. Lembrando que esta pesquisa é um avanço importante para entendermos melhor sobre os impactos do uso dos IBPs, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar tal associação e entender os mecanismos exatos que levam a tal relação.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos