SEÇÕES

Úbeda: Cidade Espanhola Patrimônio da Humanidade

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos a cidade de Úbeda, que assim como Baeza, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pelo seu conjunto monumental em estilo renascentista, sendo uma das principais cidades espanholas para quem deseja conferir de perto como o Renascimento influenciou nas artes e nas construções locais.

Trata-se de uma cidade relativamente pequena, situada na província de Jaén, Comunidade Autônoma de Andaluzia, sendo um destino ideal para quem prefere viajar por lugares mais bucólicos, porém com muita história, como é o caso de Úbeda, que conquista visitantes pelo seu conjunto arquitetônico e pela sua cultura.

Importante destacar que no século XVI, a cidade foi profundamente influenciada pelo estilo renascentista, uma herança que pode ser vista ainda hoje graças ao excelente estado de preservação de muitas construções desse período.

Plaza Vázquez de Molina e Capilla de El Salvador/Imagem: Canva

Assim, pensando naquele tipo de turista que ama caminhar pela cidade para conhecer os lugares emblemáticos e históricos que compõem o conjunto arquitetônico de Úbeda, sugerimos que parta da Plaza Vázquez de Molina, um dos principais pontos da cidade e que é rodeada de construções históricas. Nela, encontra-se a famosa Capilla de El Salvador, projetada em 1536 por Diego Siloé, sendo uma das obras arquitetônicas mais importantes do Renascimento Espanhol.

Basília de Santa María de los Reales Alcázares/Imagem: Canva

Outro lugar emblemático de Úbeda é a Basílica de Santa María de los Reales Alcázares, construída sobre os restos da Mezquita Mayor. Esta é a principal igreja da cidade de Úbeda, com uma fachada renascentista, mas a construção apresenta ainda características de outras épocas e estilos.

Iglesia de San Pablo/Imagem: Canva

Como herança do Renascimento Espanhol, destacamos ainda a Iglesia de San Pablo, segunda mais importante da cidade, que foi construída no século XIII e que sofreu ao longo dos anos influência de diferentes estilos artísticos, desde o românico ao renascentista.

Úbeda/Imagem: Canva

Ao passear por Úbeda, o visitante se depara com um conjunto de espaços históricos em ótimo estado de conservação, desde fonte a edifícios emblemáticos com características singulares. Não é à toa que a cidade é, desde 2003, Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Mirador de Úbeda/Imagem: Canva

A cidade também é conhecida pelo azeite de oliva, o ouro espanhol, haja vista que o país é o maior produtor mundial desses produtos e em Úbeda nos deparamos com uma paisagem repleta de oliveiras. Do Mirador de Úbeda, podemos contemplar uma vista panorâmica dessas plantações, uma paisagem que confere à cidade um charme especial.

Dica: ao visitar Úbeda, não deixe de experimentar seu ouro líquido (azeite de oliva), um dos mais especiais da Espanha e que faz parte da gastronomia local.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos