SEÇÕES

Lula intervém no caso Braskem e convoca reunião com autoridades e políticos

O objetivo do encontro é compreender a atual gravidade da situação vivenciada em Maceió.

Lula vai reunir equipe para avaliar situação de Maceió | Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou para uma reunião no Palácio do Planalto autoridades e políticos de Alagoas para tratar do caso Braskem. A reunião, que deve acontecer nesta terça-feira (12), deve reunir Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados; Renan Filho, ministro dos Transportes;Paulo Dantas, governador do estado; João Henrique Caldas, prefeito de Maceió e os senadores Renan Calheiros, senador (MDB-AL), Rodrigo Cunha e Fernando Farias.

Leia Mais

O objetivo do encontro é compreender a atual gravidade da situação vivenciada em Maceió, onde uma mina de sal-gema da empresa Braskem entrou em colapso e afundou o terreno de partes da capital alagoana. Na oportunidade, o prefeito de Maceió deve prestar esclarecimentos sobre a real situação da região afetada.

Muitas famílias tiveram que sair da região afetada. Cerca de 14 mil imóveis tiveram que ser desocupados. O impacto envolve não só os moradores, mas também os pescadores de Maceió. O impacto também deve ser tratado na reunião. A Caixa Econômica Federal deverá ser acionada para essa questão.

Ainda no domingo (10),  quando aconteceu o rompimento da mina 18 da Braskem no bairro do Mutange, na capital alagoana, o prefeito de Maceió solicitou uma reunião de emergência com o governador de Alagoas. Apesar do pedido da prefeitura para realizar o encontro neste domingo (10), o governo do Estado enviou técnicos para discutir a situação do local nesta segunda-feira (11).  

CPI da Braskem

No Palácio do Planalto, há uma preocupação com uma CPI que está sendo discutida no Senado para investigar o caso Braskem. O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, tem tentado evitar instalação da CPI. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) tem número de indicações mínimas e quer instalar a comissão nesta semana.

O governo tenta evitar o confronto entre Renan, que é um aliado, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão e figura política com quem o Planalto não quer atritos. A CPI é vista como uma possibilidade de embates entre os dois parlamentares alagoanos.

COm informações do g1.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos